Músicas antigas: muito mais além do que você imagina

Música antigas muito mais além do que você imagina. É algo bem presente, na nossa mídia atual, apesar de serem ‘’ultrapassadas’’.

Mas porque? Mesmo sendo considerada assim, sempre tem alguma sendo tocada atualmente, seja como remix ou original.

Pois bem, vou te apresentar por que isso acontece. Como ela é utilizada, como forma de marketing. Como funciona a Nostalgia. E o que faz as ‘’antigas serem algo além’’. Entenda!

 

Música antiga a importância da nostalgia

A nostalgia é uma experiência emocional, ligada ao apego por lembranças marcantes, sejam elas boas ou ruins.

Assim, é considerado um sentimento meio contraditório. Mas pode ser uma grande aliada. Se tornando uma fonte de conforto. Pois, em tempos de adversidades, podemos buscar momentos felizes passados que trazem um senso de esperança. X

Onde é despertada essa emoção constantemente. São nessas músicas, independente de a pessoa ter 60 ou 20 anos. A nostalgia sempre está presente.

Ao escutar, sentimos a sensação de ‘’bons tempos’’. Ainda mais quando falamos de música antiga, que é algo tão amplo e presente na maioria dos momentos de nossa vida. Como algumas que escutamos na casa dos avós, em aniversários, desenhos e etc. X

Por isso, que na maioria das músicas que estão sendo mais tocadas no momento, terá alguma antiga. Nós amamos sentir essa sensação. Mas devemos tomar cuidado, para não utilizar esse sentimento como fuga.

Geralmente ‘’quem volta constantemente ao passado, está com um presente insatisfatório’’ E acaba ficando preso neste ideal criado.

Muitas vezes a cultura atual, fica até saturada por apostar tanto em marketing relacionados à nostalgia. Como:Filmes, novelas, músicas, brinquedos e etc. Tudo com a intenção de conquistar nosso lado emotivo vulnerável. X

Consideramos a sensação boa. Pois quanto mais tempo passa do fato marcante. A tendência é se esquecer das coisas ruins presentes naquele momento.

Ao contrário, lembramos apenas das boas. Esquecemos das lutas que estavamos inseridos num determinado momento. Ou o cenário geral da época. Ex: Nos lembramos de quando aprendemos a dirigir. Mas esquecemos do dia que nos atrasamos para chegar na prova.

 

Como eram os estilos e artistas

Nesse quesito é subjetivo, pois pode variar dependendo do país, ano, cultura e etc. Mas é inegável a grande influência que os estilos musicais refletem nas pessoas.

Nos comportamentos. E até a forma de enxergar a realidade. Dessa forma, as pessoas são criticadas muitas vezes pelo modo de pensar e se expressar. Por outras com opiniões contrárias. Sejam elas, um grupo de pessoas. Ou até um governo com a Censura.

Em 1964, o Brasil passava por um Regime militar, que foi caracterizado por Censura. As músicas dessa época, expressava o descontentamento das pessoas sobre as atrocidades. X

Era utilizada muitas vezes como forma de luta. Contra a opressão, e abordar diversos temas que eram um Tabu, sobre padrões morais e sociais impostos. Que naquela época eram muito limitantes, preconceituosos e conservadores. X

Contudo, sempre influenciou bastante a cultura. De forma que Ex:nos anos 70, utilizava botas de camurça e sandálias de plataforma, saias longas e estampadas, estilo cigana. E logo chegando o Punk Rock, mudou para muito couro e roupas rasgadas.

Ou no caso do rei do pop, Michael Jackson. Seus looks eram compostos por jaquetas cropped, calças skinny, correntes, meia branca e luvas. Todos brilhantes. X

Curiosamente, roupas brilhantes voltaram a ser tendência. A originalidade do rei do pop foi o motivo para que Michael fosse considerado atemporal não só pela música, como na moda também.

 

Sejam as antigas internacionais ou nacionais

Independente do lugar, os sentimentos gerados ao escutar alguma música são os mesmos. Nosso cérebro libera:Dopamina, endorfina, ocitocina e serotonina.

Quando você ouve uma música, seu córtex auditivo – a parte do cérebro responsável pelo processamento do som – é ativado. Isso ativa outras áreas do cérebro, incluindo o sistema límbico responsável pela emoção, e o córtex motor, que controla o movimento.

Explicou Desiree Silverstone, psicoterapeuta de Londres, Inglaterra, em conversa com o site Live Science.

É inegável, que ao escutar Freddie Mercury, cantando-(Bohemian Rhapsody). Traga um turbilhão de emoções, e admiração pelo talento do cantor. Logo começar a pensar se hoje em dia, teria alguém para fazer feitos a altura? X

Há quem diga que não! Pois antigamente os artistas traziam narrativas complexas e imagens poéticas. Enquanto as atuais se limitam a letras superficiais sem atenção à qualidade e a mensagem transmitida.

De fato, ao passar do tempo muitos artistas já não dão á ‘’devida atenção’’, às suas letras e etc. Mas também trata de uma questão de perspectiva.

Se você não for uma pessoa hiper-apegada ao passado, com os problemas da nostalgia mencionados. Conseguirá ver beleza também em conteúdos atuais. Como:

Mc sid-(Brasil de quem?) ou Childish Gambino-(This is america).

Com tudo, devemos ser mais abertos, a diferentes estilos de música…Para conseguir ver beleza, em variados estilos. Seja rock, clássica, rap, samba, sertanejo e etc. X

 

Como essas músicas de sucesso foram além…

Muitas vezes, músicas geralmente internacionais, tem um ritmo e uma melodia muito convidativa. Especialmente para nós Brasileiros, sem entender inglês. Apenas dançamos.

Porém, a maioria tem alguma história ou luta, sendo mencionada. Ex(Black vietnã) de 1966, quando o mundo testemunhava a Guerra do Vietnã, a canção ficou conhecida como uma das grandes homenagens da cultura pop ao conflito político. Banda-(Rolling Stones). X

Embora tenha internacionais que falem de coisas supérfluas…Também contam histórias, que podem ser de romance, engraçadas ou pesadas.

Como o caso de-(Pumped up kicks),Trata do tema de massacres em escolas nos Estados Unidos. Como o famoso (Massacre de Columbine), após matarem 12 alunos e um professor, os alunos que cometeram o crime se suicidaram. Banda-(Foster the people) X

E aqui mora o problema, muitas vezes estamos gostando muito de uma música. Escutamos ela o dia todo, até apresentamos para outras pessoas. Mas sem saber de fato o que o artista está cantando.

A princípio, ao curtir qualquer música que você não entenda o idioma. Procure na internet pela tradução. Para escutar com tranquilidade e sabendo que não é ‘’algo além’’.

 

Danças antigas é algo universal

Dançar vai muito mais além de mexer o corpo, pode ser utilizada como forma de  entretenimento, desenvolvimento da criatividade e de comunicação.

Cada região, cultura, país e etc. Terá seu próprio modo e significado para a dança. Mas esse fator do tempo é algo que agrega também. Ex:a Valsa Vienense, criada em 1814, é praticada até hoje por outros países. X

Agora falando, no nosso caso do Brasil. Quem não se lembra das músicas e danças, que eram ‘’obrigatórias’’ em todas as festas. Como:(Dança da mãozinha) ou (Onda Onda).

Ou o caso inesquecível, que foi do Psy-(Gangnam Style), que se tornou o primeiro vídeo a superar um bilhão de acessos no YouTube, conquistando uma marca histórica na internet.

Em 2013 ‘’Todos’’  imitavam o Psy, não importava onde estivesse, teria alguém replicando.

Até mesmo no caso do Michael Jackson-(Billie Jean), desde de seu lançamento o (moonwalk) deixou pessoas impressionadas, e logo começaram a prática. Aos que tiveram êxito no aprendizado, faziam a todo momento, não importava o lugar.

Contudo, esclarecida nossa relação com a dança, que age e conecta de várias formas diferentes, a Udemy:te proporciona diversos cursos de dança.Venha conhecer!